|
Consultar cursos - Nossos cursosNO AR ATE 11/01/2017 PRODUÇÃO DE ESCRITA CRIATIVA EM contos e crônicas Oficina aos Sábados: Intermediário
HORÁRIO: das 9h30 às 13h00 (com intervalo de 15 min) CARGA: 15 horas (5 encontros de 3 horas) NÚMERO DE VAGAS: ATÉ 8 ALUNOS (reserva antecipada por email: editorial@miroeditorial.com.br) LOCAL: Rua Oscar Freire, 836, cj. 121 (zona azul no entorno) OBJETIVO: Debate e aperfeiçoamento para autores iniciantes e intermediários, interessados em criar contos e outras narrativas curtas. Haverá escrita e reescrita e textos. Debates e auto-avaliação. Leitura CRÍTICA de alguns autores consagrados.
DOCENTE: Profª Dra. Márcia Lígia Guidin Mestre e Doutora em Letras pela FFLCH-SP; Professora Titular aposentada de Literatura Brasileira (UNIP), prof. Convidada de Teoria e Edição de texto (ECA-USP)/ Fundação Emma Klabin/ Miró Cursos e Oficinas. Parecerista e Leitora Crítica. Coach de escritores. Resenhista do Jornal Rascunho. Criadora do Programa "Que tal seu Português?" na Rádio USP. Membro Titular da Academia Paulista de Educação.
PROGRAMA E DATAS (Material Incluso). 6/8/2016 CLAREZA E ORGANIZAÇÃO DE ESTILO PESSOAL EM UMA CRÔNICA A intimidade e informalidade podem atrapalhar ou sempre cativam um leitor? Posso, na crônica, escrever do jeito como falo? Existe um estilo preferido dos leitores? Leitura de uma crônica escolhida. TRAZER PARA O ENCONTRO UM TEXTO ESCRITO DE ATÉ 15 LINHAS OPINANDO SOBRE A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MULHERES. HÁ DEBATES EM VÁRIOS PAÍSES, INCLUSIVE NA ELOGIADA ALEMANHA; RECENTEMENTE EVENTO COM MODELO BRASILEIRA. ETC.
3/9/2016 QUESTÕES PRÁTICAS PARA A ESCRITA DA PROSA EM FORMA DE CONTO: A pontuação do diálogo; a paragrafação(); o uso coerente do tempo verbal; reticências/ exclamações; estrutura: (começo-meio-fim David Lodge, p 222). PARA DEBATE: PRIMEIRA PÁGINA DE GRANDE SERTÃO: VEREDAS.
1/10/2016 QUAL A MELHOR ESCOLHA DE FOCO NARRATIVO PARA NARRAR A HISTÓRIA DE SEU PERSONAGEM? 1ª Pessoa? 3ª Pessoa? Só diálogos? Intenções do narrador. Cruzamentos contemporâneos (ler trecho de O filho eterno e de O Professor, de Cristôvão Tezza; Valter Hugo Mãe (A máquina de fazer espanhóis). TRAZER LIDO O CONTO “POMBA ENAMORADA OU UMA HISTÓRIA DE AMOR”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES .
05/11/2016 FIGURAS DE ESTILO SERVEM BEM À PROSA OU SÓ À POESIA? Quando as figuras de estilo ampliam o imaginário e se tornam entidades culturais que o leitor reconhece ou não. Uso de figuras sintáticas (exemplos de inversão, enumeração, anacoluto, elipse ; figuras gráficas e de sons (exemplos de aliteração, paronomásia, rimas, assonâncias, trocadilhos); figuras semânticas (metáfora/metonímias); figuras retóricas exemplos de hipérboles, repetição, pleonasmo, antífrases, ironias). TRAZER LIDO O CONTO “SOROCO, SUA MÃE, SUA FILHA”, DE GUIMARÃES ROSA NO LIVRO PRIMEIRAS ESTÓRIAS (FAREMOS LEITURA DE TEXTOS DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA).
3/12/2016 O TEXTO DE REALISMO FANTÁSTICO, O QUE É? A QUE FIM SERVE? AINDA É ATUAL? Como narrar uma história que sai do mundo natural para adultos? Passeando por Kafka. Trazer lido: O HOMEM CUJA ORELHA CRESCEU, DE IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO. VALORES: R$ 660,00 o semestre (Três parcelas de R$220,00 em cheques pré, de preferência, ou depósito (ago/out/dez).
Inscrições: enviar e-mail com seus dados para: editorial@miroeditorial.com.br Endereço das aulas: Rua Oscar Freire, 835/121. (Entre Ruas Bela Cintra e Haddock Lobo) Telefone: 11 3063-3390 (Miró Cursos) Márcia Lígia: 11 942989697.
|
|