55 11 3063-3390
55 11 942989697
ENDEREÇOS

Arquivo

     



 

Nossos cursos

ESCRITA DE FICÇÃO (AVANÇADA).

Oficina/sextas - AVANÇADO 4 primeiro semestre 2016
HORÁRIO: sextas-feiras das 9h30 às 13horas

CARGA:15 horas (5 encontros de 3 horas)
NÚMERO DE VAGAS: ATÉ 8 ALUNOS (reserva antecipada por email: marcialigial@miroeditorial.com.br)

LOCAL: Rua Oscar Freire, 835, cj 121 (zona azul no entorno)
OBJETIVO: Debate e aperfeiçoamento para autores experientes, interessados em criar contos e outras narrativas curtas. Escrita e reescrita e textos. Debates e auto-avaliação. Leitura crítica de autores consagrados.

DOCENTE: Profª Dra. Márcia Lígia Guidin

Mestre e Doutora em Letras pela FFLCH-SP; Professora Titular aposentada de Literatura Brasileira (UNIP), Teoria e Edição de texto (ECA-USP)/ Fundação Emma Klabin/ Miró Cursos e Oficinas. Parecerista e Leitora Crítica. Coach de escritores. Resenhista do Jornal Rascunho. Criadora do Programa "Que tal seu Português?" na Rádio USP. Membro Titular da Academia Paulista de Educação.


PROGRAMA E DATAS (Material Incluso)

19/2/2016
1) CLAREZA E ORGANIZAÇÃO DE ESTILO PESSOAL DA CRÔNICA.
A intimidade e informalidade podem atrapalhar ou sempre cativam um leitor? Posso, na crônica, escrever do jeito como falo? Existe um estilo preferido dos leitores? Leitura de "A conspiração do silêncio", de Vilma Gryzinski (Veja, 20/1/16, p 51)

*TRAZER PARA O ENCONTRO UM TEXTO ESCRITO DE ATÉ 15 (QUINZE LINHAS!! OPINANDO SOBRE A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MULHERES HOJE EM VÁRIOS PAÍSES, INCLUSIVE NA ELOGIADA ALEMANHA NESTE ÚLTIMO RÉVEILLON)

2) 18/3/2016
VERSATILIDADE, SEGURANÇA CRIADORA EM TOM ACULTURADO
Como um texto pode ser escrito com humor, mas elegância e ironia e ao mesmo tempo fazer análise sociológica, moral e psicológica da sociedade e da família? Como um narrador fingir ser não confiável e confiável ao mesmo tempo. Como fica o leitor com tantos personagens? Como falar sobre a morte inventando várias instâncias do morrer? Quando o autor quer fazer da cidade o grande protagonista.

* LER PARA ESTE ENCONTRO: A MORTE E A MORTE DE QUINCAS BERRO D'ÁGUA, DE JORGE AMADO (NO VOLUME CHAMADO OS VELHOS MARINHEIROS - PDF SERÁ ENVIADO)

3) 15/4/2016
AS FIGURAS DE ESTILO SERVEM BEM À PROSA OU SÓ À POESIA?
Quando as figuras de estilo ampliam o imaginário popular e se tornam entidades culturais. Uso de figuras sintáticas (exemplos de inversão, enumeração, anacoluto, elipse ; figuras gráficas e de sons (exemplos de aliteração, paronomásia, rimas, assonâncias, trocadilhos); figuras semânticas (exemplos de metáfora/metonímias); figuras retóricas exemplos de hipérboles, repetição, pleonasmo, antífrases, ironias)

* Trazer a leitura de 4 CONTOS de Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa sob temas diferentes: a) "Fatalidade" (tema da violência) ;b) "Luas de mel" (tema do amor); c) "Soroco, sua mãe, sua filha" (tema da loucura); "As margens da alegria" (tema da infância). Leituras de canções de Chico Buarque de Hollanda

4) 13/5/2016
SUCESSO NO CONJUNTO DE RECURSOS TÉCNICOS
Como criar um romance de alta tensão psicológica que trata de grande violência (regional e emocional) , mas trata de amor também, como também revela com diálogos a ideologia e com monólogos as frustrações existenciais. Quando um narrador compreende novas verdades sobre sua vida. (Mix de recursos narrativos)

* Ler para este encontro a obra São Bernardo, de Graciliano Ramos analisando todos esses recursos.

5) 10/6/2016
Como apreender a competência do escrito Machado de Assis quanto ao uso do tempo; escolha do foco narrativo; a criação da ironia; a provocação ao leitor; e o tratamento de temas difíceis: adultério, velhice, morte e apego ao interesse. A alma humana pode ser analisada sob risos?

* Leitura dos contos O enfermeiro; Pai contra mãe; Noite de Almirante;

Valores: R$ 660,00 o semestre (Três parcelas de R$220,00 em cheques ou depósito (fevereiro/ abril/ junho).

Inscrições: enviar e-mail com seus dados inscrição: editorial @miroeditorial.com.br.

Endereço das aulas: Rua Oscar Freire, 835/121. (Entre Ruas Bela Cintra e Haddock Lobo)

Telefone: 11 3063-3390 (Miró Cursos) Márcia Lígia: 11 942989697



 
 
Miró Editorial