Consultar cursosPOESIA E PROSA POÉTICA - INICIANTES/INTERESSADOS [2º SEM. 2014 - Terças-feiras] Horário: das 19h30 às 22h [13 horas/aula] Terças-feiras: de 19/8 a 21/10 [6 encontros quinzenais] Coordenação: Profªa. Dra. Márcia LíÍgia Guidin Número de vagas: ATÉ 8 ALUNOS Valores: R$ 660,00 divididos em 3 parcelas mensais de R$ 220,00 Endereço: Rua Oscar Freire, 835 (entre as ruas Bela Cintra e Haddock Lobo) Tels.: (11) 3063 3390/ 3532 3342 Envie e-mail solicitando informações/inscrição: marcialigia@miroeditorial.com.br Objetivo: Criação, conscientização e sugestões na criação de poesia ou prosa poética. Docentes: Profª Márcia Lígia Guidin Mestre e Doutora em Letras pela USP; professora titular aposentada de Literatura Brasileira, Teoria e Edição de texto: ECA-USP/ UNIP/ Fundação Emma Klabin/ Miró Editorial. Diretora Editorial. Criadora do Programa "Que tal seu Português?" na Rádio USP. Membro do Comitê Organizador do Prêmio Jabuti/CBL. Coaching de autores. Profª Regina Dayeh Poeta, Autora, Advogada e professora universitária aposentada. PROGRAMA E DATAS (material incluso)
- 19/8/2014: O que é o verso? A unidade do poema. Existe uma poesia tradicional? O que é poesia moderna? Poetas brasileiros do romantismo e do modernismo.
Proposta de trabalho: criação de poemas em versos espontâneos/poema rimado/poema de três linhas; tema a combinar. - 2/9/2014: Função poética e ritmo: é necessário? Épocas e ritmos. Estrofes? O estilo de Manuel Bandeira e Vinicius de Moraes.
Proposta de trabalho: criação de poema de infância/poema erótico. - 16/9/2014: Função poética: A densidade e dicção peculiar. O estilo de Carlos Drummond de Andrade/ Murilo Mendes/Fernando Pessoa.
- 30/9/2014: A criação de imagens e metáforas. A função do poeta. Drummond/ Glauco Matoso/Eucanaã Ferraz/T. Adorno.
Proposta de trabalho: poemas articulados com temas sociais. - 7/10/2014: O que é soneto? O que é haicai? O que é poesia visual?
Proposta de trabalho: Construções poéticas experimentais: um haicai e um soneto italiano, um poema concreto. - 21/10/14 Níveis do poema: sintático/lexical/semântico.
Proposta de trabalho: construções experimentais.
|