55 11 3063-3390
55 11 942989697
ENDEREÇOS

Arquivo

           



 

Consultar cursos

PROSA - ESCRITORES AVANÇADOS 2 [2º SEM. 2014 - Sextas-feiras]

Oficina de ESCRITA: CONTOS, CRÔNICAS

Horário Sextas-feiras das 9h30 às 12h30.

NÚMERO DE VAGAS: ATÉ 8 ALUNOS

Objetivo Aperfeiçoamento para autores: Criação; Recriação de Textos, Debates e (auto)-Avaliação Crítica.

Docente: profª Márcia Lígia Guidin e autores convidados.
Mestre e Doutora em Letras pela USP; professora titular aposentada de Literatura Brasileira, Teoria e Edição de texto: Eca-USP/ UNIP/ Fundação Emma Klabin/ Miró Editorial. Diretora Editorial. Criadora do Programa "Que tal seu Português?" na Rádio USP. Membro do Comitê Organizador do Prêmio Jabuti/CBL. Coach de autores.

PROGRAMA E DATAS (Material Incluso).
  • 8/8/2014 Criação eficiente do personagem
    Construção literária, diferente de pessoas. Exemplo/leitura: Machado de Assis /Cervantes /Flaubert /Dalton Trevisan.
    PROPOSTA: Criar conto com personagem única, com contradições, inspirada na vida do autor+ criação. O nascimento da personagem: a ser definida em 3 palavras.
  • 29/8/2014 A personagem e o autor do texto: sua descrição, seus paradoxos: Onde vive a personagem? O autor acredita nela? O autor se projeta nela? O autor a estima?
    PROPOSTA: Criar narrativa curta em duas versões: com personagem em cuja verdade o autor acredita; mesma história em que o autor "destrói" o personagem ou antipatiza com ele. Uso de adjetivos e verbos articulados. Exemplo/ leitura: Luiz Ruffato, Eliane Brum, Monteiro Lobato, Pablo Neruda, Lygia Fagundes Telles.
  • 19/9/2014 Escolhas modernas de enfoque narrativo: a coerência
    A melhor escolha de foco NARRATIVO para a personagem em seu texto. Novas escolhas literárias contemporâneas, com focos narrativos cruzados. (primeira, terceira, diálogo):
    Exemplos/Leituras: Cristóvão Tezza/ Valter Hugo Mãe/ Lygia Fagundes Telles/ Conan Doyle (Sherlock)
    PROPOSTA: Experimentos: Transpor de primeira para terceira pessoa uma narrativa curta, com 3 personagens em cena. ( primeira versão será criada na hora do encontro.)
  • 17/10/2014 FORÇAS narrativas contemporâneas em cenas explícitas:
    Monólogo Interior/ Ainda Fluxo da consciência?/ Diálogos interrompidos/misturas de ponto de vista e sua técnica: Exemplos/Leituras: Clarice Lispector, James Joyce, Virgina Woolf, Graciliano Ramos/Guimarães Rosa.
    PROPOSTA: Recriar as mesmas reflexões do personagem sob três recursos narrativos: narrador narra+ monólogo interior+ discurso indireto livre.

  • 21/11/2014 TEMAS CONTEMPORÂNEOS:
    O que é novo? O que se repete? Como capturar o LEITOR : urbano/existencial/animais/ preconceitos/ideologia/crueldade/morte
    Exemplos/Leituras: Philip Roth/Jose Rezende Jr/ Cintia Moskovitch/ João Carrascoza/Mia Couto/José Saramago
    PROPOSTA: Criar texto de 4 páginas com protagonista atuando sob a escolha antecipada e declarada de um tema considerado original.
  • 05/12/2014 LEITURA E ANÁLISE DE ROMANCE CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO OU TRADUZIDO A COMBINAR.
    Visita de professor ou escritor.Análise da obra, qualidades e problemas; em que ela é útil para o escritor.
Valores: R$ 600,00. - divididos em duas ou três parcelas (ago/out/dez).

Inscrições: enviar e-mail com seus dados solicitando informações/inscrição: marcialigia@miroeditorial.com.br.

Endereço:
Rua Oscar Freire, 835. (Entre Ruas Bela Cintra e Haddock Lobo)

Telefone: 11 3063-3390 ou 11 3532-3342.



 
 
Miró Editorial