55 11 3063-3390
55 11 942989697
ENDEREÇOS

OFICINAS LITERÁRIAS

     



 

Consultar cursos

Oficina Avançada - Prosa
ESCAPANDO DE ARMADILHAS - O QUE NÃO FAZER EM SEUS TEXTOS

Horário Quintas-feiras das 9h30 às 12h30.

NÚMERO DE VAGAS: ATÉ 8 ALUNOS

Objetivo Aperfeiçoamento para autores: Criação; Recriação de Textos, Debates e (auto)-Avaliação Crítica.

Docente: profª Márcia Lígia Guidin e autores convidados.
Mestre e Doutora em Letras pela USP; professora titular aposentada de Literatura Brasileira, Teoria e Edição de texto: Eca-USP/ UNIP/ Fundação Emma Klabin/ Miró Editorial. Diretora Editorial. Criadora do Programa "Que tal seu Português?" na Rádio USP. Membro do Comitê Organizador do Prêmio Jabuti/CBL. Coach de autores.

PROGRAMA E DATAS (Material Incluso).
  • 19/2/15 Análise de estilo individual;trazer o seu melhor texto escrito em oficinas anteriores ou voluntariamente. (Para ser lido em sala- com dez cópias. Leitura de autores consagrados (+produção pessoal)
  • 19/3/15 Entre os fatos reais e a ficção. Como escapar do biografismo e transfigurá-lo em ficção? Análise de O irmão alemão, de Chico Buarque de Holanda. Colcha de Retalhos, de Rosa Beloto. (+produção pessoal)
  • 16/4/2015 Como não escapar da coerência interna, mesmo em textos fantásticos /surreais/de ficção científica etc. Análise de textos anônimos e de um conto de J.L.Borges. (+produção pessoal)
  • 14/05/2015 Autor não é narrador. Um narrador não é professoral, nem pedante, nem exibicionista, nem didatizante, nem conduz o leitor apenas pelo prazer da autoridade. Análise de textos de Monteiro Lobato, João Cabral de Melo Neto, Marcelino Freire, Antonio Prata. (+produção pessoal)
  • 11/06/15 Temas e obviedades Como mensurar as influências mais óbvias? A metalinguagem mais comum? O texto ideológico ou militante gratuito? O ralo estilo dos filmes de tevê? O romantismo extemporâneo? A datação que envelhece? Leituras anônimas +FIM, de Fernanda Torres. (+produção pessoal)
  • 02/07/15 Criação literária e terapia. Como dar personalidade ao narrador escolhido; como não ser banal em diálogos, nem nos verbos dicendi; como não usar a literatura para catarse ou terapia. Como admirar um escritor sem copiar. Leitura de anônimos + José Cândido de Carvalho, Mia Couto e Cíntia Moskovitch.
Valores: R$ 600,00. - divididos em duas ou três parcelas (fev/abr/jun).

Inscrições: enviar e-mail com seus dados solicitando informações/inscrição: marcialigia@miroeditorial.com.br.

Endereço:
Rua Oscar Freire, 835/121. (Entre Ruas Bela Cintra e Haddock Lobo)

Telefone: 11 3063-3390 ou 11 94298 9697.



 
 
Miró Editorial